Quarta, 01 Julho 2015 14:34

Prefeitura De Santa Luzia E Alto Alegre Realizam Segunda Conferencia De Segurança Alimentar E Nutricional

O evento realizado em parceria entre as Secretarias de Trabalho e Assistência Social de Santa Luzia D’Oeste e Alto Alegre dos Parecis aconteceu na manha de terça-feira (30), nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Luzia D’Oeste-RO. Com o objetivo de formar novas propostas para uma alimentação saudável. O tema foi “Comida de verdade no Campo e na Cidade: Por Direitos e Soberania Alimentar”.

Fizeram Presentes, participando da mesa de solenidade a Secretária de Trabalho e Assistência Social de Santa Luzia Elvina Antunes de Oliveira que também representou o Prefeito Jurandir de Oliveria, que não pode estar presente; Prefeito de Alto Alegre Dos Parecis Obadias Braz Odorico juntamente com a Secretária de Trabalho e assistência Social de Alto Alegre Suely Eneias da Silva Odorico; A Secretária Municipal de educação de Santa Luzia Luslarlene Umbelina (Lena) e o palestrante Valdir Matt (Chicão) representando a Emater de Santa Luzia.

Chicão da Emater em sua palestra mostrou dois vídeos com exemplos de plantios de produção orgânica, e explicou que esse processo ajuda na saúde e também reduz custos ao produtor, não tendo contato com Agrotóxicos e ficando livre da compra.

A nutricionista da Prefeitura de Santa Luzia, Carla Taveira, palestrou sobre a importância da alimentação orgânica, o quanto é mais saudável, e frisou a quantidade de casos de câncer em Rondônia, deixando claro que a alimentação familiar tem que se adequar ao consumo de produtos orgânicos.

As propostas deliberadas na II Conferência foram divididas em 03 (três) eixos, confira:

EIXO I

PROPOSTA 1: Além do acompanhamento técnico para a redução de agrotóxicos nos alimentos produzidos devemos reivindicar os direitos de cobrar dos nossos governantes que tenha uma postura diferenciada para a conscientização e atenda no que diz a  respeito ao incentivo de produção agroecológica. Com implementos agrícolas para agilidade dos trabalhadores.

PROPOSTA 2: Construção de espaço adequado destinado a feira de comercialização de alimentos com uma comissão governamental (prefeitura) com a finalidade de suporte a respeito de questões como produção, boas práticas de Fabricação, armazenamento e higiene.

PROPOSTA 3:

Incentivo financeiro por parte  governamental ou até mesmo projetos voltados na implantação de hortas orgânicas  escolares, incentivando o consumo de alimentos saudáveis servindo como laboratório multidisciplinar.

Eixo II

Propostas 1:

Incentivar a promoção da agricultura familiar de qualidade e estendida, como suporte técnico profissional como ferramenta de obtenção de maiores resultados e estímulo a geração de trabalho e renda, ainda como intuito de diminuição do êxodo rural proporcionando aos agricultores familiares, cursos de capacitação e suporte técnico para produção de defensivos orgânicos.

Propostas 2:

Ampliar e fortalecer ações de assistência técnica e extensão rural (ATER), incentivar o associativismo, cooperativismo e a parceria com as universidades para apoiar a diversificação e novas produções como a permacultura e agroecologia e ações de educação alimentar e nutricional como as oficinas culinárias, orientação nutricional na atenção básica com ampla divulgação dos benefícios da alimentação saudável, incentivo a parcerias com cursos técnicos e superiores.

Proposta 3:

Promover Educação Alimentar e Nutricional no ensino infantil (creches e pré-escolas) nas áreas urbanas e rurais, como ferramentas de inserção dos hábitos alimentares saudável de maneira precoce, bem como, promover acompanhamento pedagógico sobre alimentação saudável e diversificada para os manipuladores de alimentos e aos profissionais da educação, saúde e assistência social, capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional.

EIXO III

Proposta 1-Criar postos de sistemas de vigilância alimentar nutricional – SISVAN para atender a agricultura familiar, para que seja efetivado os programas existentes no município.

Proposta 2- Criar em âmbito municipal e estadual um dia específico para acontecer uma feira para capacitar os agricultores para que tenham a consciência e a responsabilidade desde o cultivo até a venda dos alimentos orgânicos. Nesta feira ainda serão exposto e vendido dos alimentos exclusivamente orgânicos, para promover a conscientização da alimentação saudável.

Proposta 3- disponibilizar ou contratar técnicos para atender com maior frequência as famílias incluídas nos programas existentes no âmbito municipal e estadual e investimento em projetos para aquisição de equipamentos agrícolas para facilitar na produção e comercialização dos produtos orgânicos.

Fonte: Da Assessoria da Prefeitura de Santa Luzia (Marcelo Felberg)