Quarta, 04 Maio 2016 10:50

Assistência Social de Santa Luzia Juntamente Com O CMDC Realiza Encontro Com a Rede de Ensino Referente Ao Dia Nacional Do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Menor

Na tarde da última segunda-feira (02), iniciou-se a III Campanha 18 de Maio, “Dia Nacional Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente nas Escolas Municipais e Estaduais”. O primeiro encontro aconteceu na Plenária do Fórum de Santa Luzia D’Oeste, com o público da rede de defesa: Professores, Gestores, Supervisores, Acadêmicos, Orientadores, Coordenadores Pedagógico, Motorista, Monitores Escolares, Conselho Tutelar, Profissionais de Serviços Gerais, Estagiários, Membros do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente de Santa Luzia -CMDCA, Assistente Sociais e Psicólogos.

A secretária de Assistência Social de Santa Luzia Elvina Antunes de Oliveira e também o professor José Nilton, representante do CMDCA falaram da importância que tem o tema e principalmente trabalhar em parceria com as escolas. O projeto tem como objetivo propor uma forma de trabalho interdisciplinar, coordenada e conexa entre as várias instâncias que atuam em situações de violência sexual contra a criança e o adolescente.

Neste encontro houve palestras sobre a Campanha 18 de maios com os seguintes Palestrantes: Sargento Rone Evangelista de Rolim de Moura, Equipe Psicossocial do Centro de Referencia de Assistência Social: Thiago da Rocha (Psicólogo) e Lindomar Firmiano (Assistente Social) e Conselheira Tutelar Orizeneide Sette.

Texto:

As situações de violência sexual representam atualmente uma parcela significativa das denúncias de violência cometidas contra crianças e adolescentes. Os dados indicam que as crianças e adolescentes atingidos pela violência sexual são, na maioria das vezes, vitalizados por pessoas conhecidas e, não raro, o abuso ocorre durante um longo período de tempo. O 18 de maio tornou-se um dia de luta e conscientização da sociedade para o combate a essa prática que, dia a dia, vitima centenas de crianças e adolescentes. A Organização Internacional do Trabalho, aponta que ocorrem no Brasil, por ano, cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

DSC 0616 Copy

DSC 0601 Copy